OBJETIVO, DIRETRIZES E PRINCÍPIOS BÁSICOS

A Tokio Marine Seguradora (doravante “Companhia”), alinhada ao conceito de “Good Company”, busca inspirar confiança nas relações com a sociedade, proporcionando apoio em seus momentos de necessidade.
Nesse sentido, a Política de Sustentabilidade tem o objetivo de estabelecer diretrizes e princípios que norteiam o esforço da Companhia para identificar e gerenciar os impactos socioambientais em seus negócios e partes interessadas e, sempre que possível, apoiar os Colaboradores, Clientes, Parceiros e Fornecedores na transição para uma sociedade mais transparente, justa, inclusiva, resiliente e sustentável.
Abaixo seguem as nossas Diretrizes e Princípios que norteiam o nosso jeito de cuidar dos nossos colaboradores, parceiros, clientes, meio ambiente e sociedade em geral. Você encontra a Política de Sustentabilidade completa aqui.

NOSSAS DIRETRIZES E PRINCÍPIOS BÁSICOS

A Companhia deve, na condução de seus negócios:

SER ÉTICA E TRANSPARENTE

a) Atuar de forma alinhada aos padrões elevados de ética e transparência junto aos seus parceiros, fornecedores, prestadores, Clientes e funcionários.
b) Desenvolver suas atividades em conformidade com as diretrizes do órgão regulatório e às legislações trabalhistas, ambientais, previdenciárias e tributárias aplicáveis à Companhia.
c) Não discriminar de forma alguma com base em sexo, gênero, orientação sexual ou identidade de gênero, idade, profissão, nacionalidade, raça, pensamento, credo, religião, status social ou nascimento, ou qualquer tipo de deficiência.
d) Promover a disseminação dos valores éticos e da cultura de controle entre os seus Colaboradores, bem como identificar e tratar deficiências, riscos ou incidentes relativos à conformidade e desvios de ética e conduta, a fim de assegurar a aplicação de ações disciplinares adequadas e a comunicação às instâncias pertinentes da Companhia, à SUSEP ou a outras autoridades.
e) Capacitar e engajar a comunidade interna em relação à Segurança da Informação, alertando sobre os riscos existentes na operação do negócio e orientando sobre os padrões de segurança adotados, a governança do tema e o papel do Colaborador.
f) Desenvolver canais de comunicação e atendimento transparentes, assertivos e de alta acessibilidade aos Clientes.
g) Divulgar os seus produtos e serviços sempre de forma clara, transparente e ética quanto aos seus benefícios e limites.

PROMOVER A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE AO PÚBLICO INTERNO

a) Apoiar o desenvolvimento dos Colaboradores, oferecendo programas de capacitação e estimulando a cultura de aprendizagem para que se tornem protagonistas da evolução de sua carreira.
b) Engajar a comunidade interna quanto à prática de iniciativas socioambientais no seu cotidiano através de treinamento adequado e incentivo ao trabalho voluntário e demais questões abordadas nessa Política.
c) Aplicar os melhores processos de recrutamento, seleção e capacitação de pessoal de modo a atender às competências exigidas pela natureza de negócios da Companhia e atualizações do mercado, com foco na garantia de igualdade de oportunidades e no desenvolvimento de uma cultura favorável à Diversidade e Inovação.
d) Manter a remuneração total atrativa nos padrões de mercado, reconhecer e recompensar a contribuição diferenciada das equipes e indivíduos na concretização dos objetivos e metas da Companhia, envolvendo os Colaboradores aos resultados corporativos.
e) Promover a segurança e a melhoria na qualidade de vida e bem-estar dos Colaboradores por meio de ações, acompanhamento de Assistente Social, Segurança e Medicina do Trabalho, oferta de pacote diferenciado de benefícios, dentre outros, a fim de atrair, reter e engajar os Colaboradores.

FOMENTAR UMA CADEIA SUSTENTÁVEL PARA PARCEIROS E FORNECEDORES

a) Atuar de forma clara e transparente com seus Fornecedores e Prestadores de Serviços, buscando a sustentabilidade da cadeia de valor e desenvolvimento dos mercados nos quais atuam.
b) Valorizar na contratação de Prestadores de Serviços e Fornecedores o seu bom perfil ético, social, ambiental e climático, tais quais iniciativas na promoção da diversidade, certificações socioambientais e outras boas práticas.
c) Incluir em seus contratos cláusula que estipula obrigações socioambientais aos Fornecedores e Prestadores de Serviços, incluindo deveres referentes à segurança de dados, à prevenção aos trabalhos em condição degradante ou análoga à escravidão, infantil, o respeito ao meio ambiente e o combate a todas as formas de corrupção e práticas discriminatórias de toda sorte.

RESPEITAR E APOIAR OS NOSSOS CLIENTES

a) Proteger as informações privadas de nossos clientes e não usar essas informações, exceto em caso de necessidade para realização das operações comerciais, cooperando com os órgãos públicos e auditorias externas, em conformidade com a LGPD.
b) Atuar para o tratamento justo e equitativo aos Clientes, numa cultura organizacional que incentiva o relacionamento cooperativo e equilibrado, bem como na conformidade e legitimidade de produtos e de serviços, com observância dos riscos inerentes às atividades operacionais, onde devem ser observados minimamente os seguintes aspectos:
O desenvolvimento, a promoção, a intermediação, a distribuição e a venda de produtos que atendam ao interesse, à necessidade e ao perfil do Cliente.
O provimento proativo e efetivo de informação clara e adequada antes, durante e depois da venda do produto.
A adoção de medidas que tenham por objetivo minimizar o risco de venda de produtos não apropriados ou não adequados ao Cliente.
O aconselhamento e orientações adequados ao Cliente, mitigando divergências de informações que possam dificultar sua decisão por produtos que atendam ao seu interesse, necessidade e perfil.
O tratamento de avisos de sinistros e eventos cobertos, reclamações e demandas de forma adequada e tempestiva.
A proteção da privacidade de dados pessoais, na forma da legislação vigente.
c) Apoiar e estimular os Clientes, sempre que possível, em iniciativas que aumentem o seu engajamento em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
d) Sempre que for possível, suportar os nossos clientes no processo de transição para descarbonização através de iniciativas, produtos e/ou serviços.

FOMENTAR A DIVERSIDADE E INCLUSÃO E COMBATER O GAP SOCIAL

a) Promover uma cultura interna de respeito, inclusão e equidade onde todos os Colaboradores possam ser quem de fato são, independentemente de Gênero, Raça, Etnia, Gerações, Orientação Sexual, Deficiência, Neurodivergência, Escolaridade, Classe Social, Religião, dentre outros.
b) Envidar esforços para criar um ambiente adequado de desenvolvimento da equidade para que todos possam construir a sua carreira e fomentar a diversidade e inclusão, reduzindo o Gap de Gênero na estrutura corporativa.
c) Promover e fortalecer a cultura do Voluntariado por meio da mobilização e do engajamento da própria Companhia, de seus Colaboradores e instituições parceiras;
d) Investir em ações que contribuam com a qualidade educacional de jovens em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para ampliar a aprendizagem e empregabilidade com equidade, reduzir as desigualdades e assegurar o desenvolvimento integral e a inserção social digna de crianças, adolescentes e jovens.
e) Atuar em cooperação com organizações da sociedade civil em iniciativas que promovam melhorias contínuas para a sociedade e mitiguem os desafios socioambientais.
f) Gerar impacto positivo na sociedade por meio do repasse voluntário de recursos, de forma estruturada e alinhada com os preceitos de conformidade, para iniciativas de valor socioambiental.
g) Dialogar de forma periódica com as Partes Interessadas sobre temas materiais e/ou necessários para a condução da estratégia ESG da Companhia.

PRATICAR A RESPONSABILIDADE E EFICIÊNCIA AMBIENTAL

a) Aplicar nas atividades internas a redução, reutilização e reciclagem dos recursos e promover a eficiência elétrica e hídrica das unidades da Companhia e a destinação adequada dos resíduos e efluentes gerados.
b) Incorporar variáveis climáticas e ambientais ao sistema de gerenciamento de riscos e oportunidades da Companhia.
c) Estimular o desenvolvimento de recursos digitais e esforços estratégicos para redução dos deslocamentos e geração de resíduos a fim de evitar emissões de gases de efeito estufa.
d) Observar fatores relacionados à ESG para análise e tomada de decisão em relação à alocação da carteira de investimentos da Companhia.
e) Adotar como premissa básica na subscrição de riscos a restrição à exposição em setores de armas de destruição em massa e projetos de extração e geração de energia a carvão
f) Sempre que possível, aproveitar a experiência da Companhia para prevenir e minimizar os danos no caso de um desastre natural de grande escala e facilitar a sua recuperação, contribuindo para uma sociedade mais resiliente.

DESENVOLVER NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

a) Desenvolver produtos e serviços alinhados às necessidades dos Clientes e à /estratégia de sustentabilidade da Companhia, identificando em sua elaboração e revisão oportunidades que promovam benefícios sociais e ambientais em apoio à comunidade.
b) Apoiar o crescimento sustentável e a transição para uma sociedade descarbonizada, fornecendo critérios de subscrição de riscos específicos para empresas de energia renovável e limpa por meio de produtos especializados.
c) Não aceitar Clientes com projetos de extração e geração de energia a carvão e adotar critérios de restrição e/ou exclusão de setores e atividades com impacto socioambiental negativo a curto, médio e longo prazo.
d) Incentivar à expansão do portfólio de produtos e serviços de alto impacto ambiental e inclusivo, contribuindo com a redução do gap social e mitigando o risco climático.
e) Oferecer produtos e serviços para proteção da renda familiar em casos de deficiência ou morte acidental e, como especialista em riscos, se preocupar com os desafios globais relacionados à proteção financeira.