Qualidade de Vida

Bons sonos

Seres humanos dormem cerca de um terço de suas vidas, o que assegura o aproveitamento durante o dia, a atenção nas tarefas e o bem-estar. Veja dicas de como conseguir um sono tranquilo e satisfatório.

O ser humano passa um terço de sua vida dormindo. É pelo sono que os sistemas imunológico, nervoso, esquelético e celular se fortalecem. Também, no sono, há tempo para conservar energia, desenvolver proteínas, secretar hormônios do crescimento e absorver as informações que aprendemos ao longo do dia. Já os estresses são trabalhados no sonho.

Quando você dorme pouco, seu corpo passa a produzir mais cortisol e armazenar gordura na região abdominal. Você fica mais irritado e pode cometer mais erros, tomar mais decisões inapropriadas, envolver-se em mais brigas e ganhar mais peso, além de baixar a imunidade. Não à toa, diversos acidentes no mundo foram associados à privação do sono das pessoas.

Portanto, uma boa noite de sono é coisa séria, e, se você tem dificuldades para dormir, algumas dicas podem lhe ajudar, tais como:

  • O ciclo do sono é regulado pelo ritmo circadiano que, por sua vez, é regulado pelo ciclo de luz e escuridão. Quando está escuro, o corpo quer dormir. Por isso, é aconselhável desligar qualquer coisa que possa ter feixes de luz, inclusive eletrônicos. As ondas curtas afetam a produção de melatonina, um dos hormônios do sono. Portanto se você sofre para dormir mas costuma usar estes equipamentos inclusive na cama pode ser hora de reconsiderar o hábito. Também feche janelas e apague as luzes.
  • Programe o alarme com antecedência, de modo que isso não torne-se uma preocupação.
  • Deixe a cama somente para descansar, como um templo para o sono. Não use ou deixe objetos como roupas ou computador em cima dela.
  • Um banho morno, além de tirar os resíduos do dia, relaxa os músculos. Passar um creme hidratante antes de dormir também pode contribuir com a sensação de relaxamento.

Já deu para perceber que o sono é importante para a saúde? Então tenha um bom sono e acorde revigorado para viver um novo dia!

Fitness

Sua excelência, o colaborador

Modelos de gestão que valorizam o colaborador e o seu bem-estar podem aumentar significativamente a produtividade

É oficial: investir no Colaborador aumenta a sua produtividade. Os trabalhadores motivados podem produzir até 50% mais, de acordo com a consultora americana de recursos humanos, Right Management. É claro que instalações e equipamentos adequados são importantes. Mas algumas empresas já perceberam que o fator humano vem a ser o seu capital essencial.

A consultora promoveu uma pesquisa no ano passado, em que foram avaliados mais de 30 mil funcionários em 15 países, incluindo o Brasil. Os resultados mostraram que o salário é importante, mas não o único fator da motivação. Ambiente de trabalho harmonioso e incentivos variados também são determinantes para que o Colaborador sinta-se comprometido com a empresa.

Melhorar a qualidade do ambiente de trabalho pode ser simples se algumas medidas forem tomadas. Aí vão as dicas dos especialistas:

  • Permitir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (exemplo: flexibilidade de horários com a mesma carga horária, de acordo com as limitações de sua área).
  • Ações que envolvam interação com a sociedade civil (exemplo: ações sociais em comunidades carentes promovidas pelas empresas com a participação de seus funcionários, que reforcem o conceito de ética e identificação com a instituição).
  • Atividades que estimulem a saúde, atividade física e qualidade de vida (ex: ginástica laboral para prevenir patologias relacionadas ao trabalho ou convênio com empresas que oferecem massagem terapêutica ou com o objetivo de relaxamento).
  • Investir no aprendizado e desenvolvimento profissional dos colaboradores (exemplo: parcerias que facilitem o acesso a cursos e especializações, como convênio com universidades.)
  • Destacar os pontos fortes de cada colaborador, incentivando a sua permanência na empresa.

Nutrição

Frutas – A farmácia em casa

Uma dieta rica em frutas deixa o nosso organismo resistente a doenças e vírus. Seus nutrientes são responsáveis por uma pele boa e auxiliam na clareza de pensamento e boa visão. Uma verdadeira farmácia, para usar e abusar!

Elas são tão eficazes em sua função que existem inúmeras doenças das quais você provavelmente nunca ouviu falar, mas pode estar certo: a banana, a maçã e o abacaxi que você come estão te protegendo todos os dias.

Se uma alimentação equilibrada é o que nos mantém saudáveis, as frutas exercem um papel fundamental nesta equação. Basicamente porque oferecem grande quantidade de fibras, vitaminas, sais minerais (água) e açúcares (frutose). O simples hábito de consumi-las ajuda a manter o organismo sempre em boas condições físicas e mentais. Isso porque:

  • Nas frutas, encontramos a celulose, que regula o funcionamento do intestino, ativando as funções gástricas e desintoxicando o organismo;
  • Elas contêm antioxidantes, que nos protegem do surgimento do diabetes e contribuem para adquirirmos uma aparência mais saudável e disposição;
  • Sua riqueza nutritiva e sensação de saciedade as tornam altamente indicadas em dietas com o objetivo de perder peso;
  • Outros elementos presentes são o selênio, também excelente para o sistema imunológico, e o betacaroteno, que promove boa visão, protegendo os olhos e auxiliando-os a se ajustarem a mudanças de iluminação.

VITAMINAS

As vitaminas A, C e E, entre outras, compõem um exército de antioxidantes. Veja pelo que cada uma é responsável:

  • Vitamina A – Essencial para a visão e o crescimento. Presente no morango, melão, manga e mamão;
  • Complexo B – É um grupo de vitaminas usado pelo corpo para ajudar a converter carboidratos em glicose, para produzir energia. São elas que nos dão o empurrão quando precisamos dar o nosso melhor em uma atividade. Veja algumas de suas funções:– Vitamina B1 (tiamina) – Ajuda o corpo a decompor açúcares e é importante para um sistema nervoso saudável. Presente no abacaxi, laranja e limão;

    – Vitamina B2 (riboflavina) – Deve ser consumida diariamente. Ajuda o corpo a produzir hemácias e é importante para a pele, unhas e cabelos. Presente nas uvas, peras e pêssegos;

    – Vitamina B3 (niacina) – Ajuda a melhorar a circulação e auxilia o corpo a produzir hormônios do estresse e do sexo. Presente na nectarina, pêssego e goiaba;

    – Vitamina B6 – Combate infecções, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e constrói hemoglobina para as células vermelhas. Presente no abacate e frutas secas.;

  • Vitamina C – Ajuda o corpo a absorver o ferro, fortalece o sistema imunológico, desempenha o papel fundamental na manutenção de uma pele saudável. Presente no kiwi, limão, laranja, abacaxi, morango, etc.;
  • Vitamina E – Protege as membranas celulares, que ajudam a combater os radicais livres. Presente na ameixa, coco, kiwi e abacate;
  • Potássio – Protege contra a hipertensão, evita cãibras e fraqueza muscular. Presente na banana, abacate, mamão e uva.

– Quantidade ideal: de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são 400 g/dia (cerca de 05 porções diárias).

– O ideal é ingerir as frutas entre as refeições, de estômago vazio, com melhor aproveitamento dos nutrientes.

– Obs.: se você acredita que tem alguma deficiência ou dúvida sobre a melhor maneira de complementar a sua alimentação, não hesite em consultar o médico

O uso de vitamina C ajuda a prevenir contra a influenza A (H1N1)?
Uma alimentação balanceada, rica em vitamina C, fortalece o organismo e ajuda a criar mais resistência contra qualquer doença. Só isso não garante a prevenção contra a influenza A (H1N1), mas ajuda o organismo a responder à infecção.

Saúde e Prevenção

Envelhecer bem

Construir um alicerce para uma vida saudável é a preparação para envelhecer com força, capacidade e saúde.

Muitos temem a ideia do envelhecimento, o que pode vir acompanhado da perda de mobilidade e de energia. Mas, se olharmos por um outro ângulo, envelhecer pode ser considerado um privilégio. Se você se preparar para uma terceira idade saudável, esta poderá ser uma das melhores épocas de sua vida, garantem os psicólogos.

Quando falamos em “terceira idade saudável”, não se trata de manter uma “aparência” jovem. Para muitos, as rugas não atrapalham – são registros da história de sua vida. Trata-se, isso sim, de sentir-se jovem, com habilidade e propósito.

Cuidar da saúde, da mente e do corpo é uma maneira de retardar o ritmo de envelhecimento. O que define o quanto a idade pesa não são os anos vividos, mas um registro de hábitos e escolhas.

O melhor modo de se chegar à terceira idade com saúde é com um trabalho de condicionamento físico e nutrição adequada. Manter a mente ativa também, de forma prazerosa, também é importante. Quanto mais você se cuidar agora, mais altas as chances de envelhecer com liberdade e independência, conviver com amigos e aproveitar o conhecimento e a sabedoria para alegria da vida.

Atitude

Os hábitos que construímos.

Dá para aprender a criar bons hábitos com planejamento e disciplina.

Em seu livro “O Poder do Hábito”, Charles Duhigg define hábito como a maneira pela qual o nosso cérebro realiza inconscientemente atividades conhecidas para que economizemos energia para outras tarefas. P. ex.: pentear o cabelo e pensar no que vai vestir.

Mas, além disso, os hábitos são importantes, pois fundamentam como nos definimos. Um hábito, como andar de bicicleta, está entre as suas escolhas.

O hábito é composto de três estágios:

Sugestão

Exemplo: quando vemos um anúncio de sorvete e então vamos tomar um. Muitas vezes, depois das sugestões, vêm as rotinas, em que você repete a sugestão, para conseguir a recompensa (pagamento). Com o tempo, esta cadeia de eventos fica gravada em seu cérebro, e um sistema neural é ativado quando se completa este ciclo.

Hábitos podem ser escolhidos. Desenvolver práticas saudáveis, por exemplo, não é um dom, e sim um hábito. Isso porque não percebemos quando perdemos o controle da parte que envolve tomar decisões. Portanto, se quiser mudar ou formar um hábito, terá que analisá-lo e cultivá-lo.

Planejamento

O planejamento ajuda na disciplina para a criação de hábitos que coincidam com os seus objetivos. Programar-se com antecedência poupa tempo na organização. Elabore um plano de longo prazo – mas que use ações de curto prazo – para atingir os seus objetivos.

Disciplina

A disciplina é a força que lhe dá propósito e determinação para conquistar os seus objetivos. Pessoas bem-sucedidas têm em comum esta característica, que é como um músculo: quanto mais você o usa, mais forte ele se torna.

ALGUMAS DICAS:

– Tente substituir o hábito por outro que cause uma sensação similar. Crie uma versão modificada de seu antigo hábito, que satisfaça os mesmos desejos.
Exemplo: tomar refrigerante – sensação de prazer. Caminhar no parque – sensação de prazer.
Exemplo: hábito de dançar. No início, funciona como uma escolha consciente. Depois, torna-se rotina. Você se torna uma “pessoa que não fica sem dançar”. Um hábito positivo, que lhe fará bem.

Você sabia?

Vida em Grupo – Pequenas e Médias Empresas.

Proteção e segurança para seus Colaboradores.

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Eventos

Acontece no esporte.

Fique por dentro dos eventos culturais e esportivos mais importantes.

– Provas de ciclismo/estrada (nacional):
http://www.cbc.esp.br/default/calendarios.php?m=estrada

– Corridas – Calendário de corridas de rua:
http://www.suacorrida.com.br/calendario/
– Web Run – www.webrun.com.br

Eventos esportivos no Brasil:
http://www.sympla.com.br/eventos/esportivo

Eventos culturais:

  • São Paulo:

– Energia criativa – uma visita ao Red Bull Station
– Programa de atividade física para adolescentes (USP Leste)/Esporte Jovem (Sesc Pompeia)

  • Recife:

– Espaço Agroecológico: http://www.pernambucoagroecologico.org/feira/feira-de-gravata

  • Porto Alegre:

– Tradicional Feira do Livro (28/10 a 15/11):
http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/tulio-milman/noticia/2016/04/divulgada-data-dafeira-do-livro-de-porto-alegre-2016

– Parque Harmonia Porto Alegre:
http://www.portoalegre.tur.br/ponto_turistico/parque_mauricio_sirotsky_sobrinho_harmonia-porto_alegre-21-2-16-49.html

Vida Saudável Tokio Marine