Prevenção que Salva Vidas
Campanha, que é mundial, tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce
A campanha Outubro Rosa acontece todos os meses de outubro em diversos países, com ações voltadas para a prevenção e cura da doença. O assunto é sério: o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Por isso é muito importante divulgar a campanha nos diversos cantos do país.

Não há uma única causa para o câncer de mama. São vários os fatores que podem ocasionar o desenvolvimento da doença, além da hereditariedade.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor. “Hoje as chances de cura quando o câncer é diagnosticado em estágio inicial são de 90% a 100%, dependendo da idade da paciente e do tipo de tumor”, diz o ginecologista e coordenador de mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)*, Dr. José Roberto Filassi. Ele concorda que existe uma tendência de aumento de casos, se compararmos ao cenário de décadas atrás, mas há também mais casos sendo diagnosticados. “Câncer de mama é raríssimo antes dos 20 anos. A incidência tende a aumentar com a idade e no Brasil, diferente de países como EUA e países da Europa, 35% dos casos são antes dos 50 anos.”
A Importância dos Exames
“Os exames de rastreamento têm a função de diagnosticar tumores precoces, quando há mais chances de cura, antes de se tornarem sintomáticos. A orientação é começar a partir dos 40 anos e repetir anualmente.”, diz Filassi.
Quando a paciente tem alguma suspeita ou sintoma, no entanto, é preciso procurar o médico e fazer os exames, não importando a idade.
Os exames são: ultrassonografia mamária e mamografia, podendo chegar à biópsia.
Tratamento
O tratamento inclui cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que vão depender de cada caso. Aqui, de novo, quanto mais cedo o diagnóstico, menor a agressão cirúrgica e quimioterápica.
Hoje a mastectomia (reconstrução das mamas) é uma cirurgia muito segura, com técnicas bastante avanças e que vem garantindo ótimos resultados.
Autoexame
Embora muitas vezes o câncer de mama não seja palpável, continua sendo importante o autoexame da mulher, principalmente para aquelas com histórico de câncer na família.
Izabel Cristina Martins Dubai, gerente comercial da Tokio Marine em Pouso Alegre (MG), tinha o hábito de se auto examinar: “Senti como se fosse um caroço de azeitona. No dia seguinte marquei a consulta. Apareceu algo bem pequeno no ultrassom e na biópsia o diagnóstico foi confirmado. Foi descoberto muito rápido. O médico me falou que havia 99% de chances de cura, o 1% dependeria da rapidez com que eu tratasse. Descobri na segunda e marquei a cirurgia na quarta-feira.”
Izabel contava com um seguro destinado às mulheres e diz que isso deu muita tranquilidade. “Foi ótimo, pois tive a liberdade de escolher operar em outra cidade sem me preocupar com gastos, me deu segurança.”
Obs.: Apesar de importante, o autoexame não substitui os exames preventivos
Se você ainda não se consulta com um ginecologista, comece agora.
Você estará se dando um presente e ajudando a si mesma a salvar a própria vida!
Sintomas:
- Caroço (nódulo) fixo e indolor
- Pele da mama avermelhada ou com aspecto “casca de laranja”
- Alterações no mamilo
- Saída de secreções dos mamilos
- Nódulos no pescoço ou axilas
Fatores de Risco
Não há uma causa única. Diversos agentes estão relacionados, como envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, consumo de bebidas alcóolicas e de cigarro, obesidade. Por outro lado uma rotina com a pratica de exercícios e alimentação rica em vegetais e o ato de amamentar podem reduzir os riscos.
Veja como Contribuir com a Campanha:
Outubro Rosa é uma campanha com bastante simbologia. O laço rosa tornou-se um símbolo importante, além de outros, como a iluminação na cor rosa em monumentos arquitetônicos nos quatro cantos do mundo.
As campanhas de doações de perucas, laços e artigos de beleza para mulheres carentes também ganham força no mês de outubro. Veja algumas instituições no Brasil para colaborar:
- Força na Peruca (Vilhena/RO): https://forcanaperuca-com-br.webnode.com/
- Instituto do Cancer do Ceará: https://www.icc.org.br/responsabilidade-e-compromisso-social/rede-feminina/doacao-cabelo/
- Rede Feminina de Brasília: http://redefemininabrasilia.org.br/rede/index.php/principais-noticias/279-oficina-da-peruca-doacoes-de-cabelos
- Cebrom Medicina Oncológica (Goiânia/GO): https://www.cebrom.com.br/site/banco-de-perucas.php
- ONG Fios de Luz (Belo Horizonte/MG): https://www.ongfiodeluz.org.br/index.php
- Laço Rosa (Rio de Janeiro) : https://fundacaolacorosa.com/
- Tesoura Sem Ponta (Campinas/SP): http://www.tesourasemponta.com/
São Paulo/SP:
- Instituto do Câncer do Estado de SP: http://icesp.org.br/humanizac/voluntariado
http://icesp.org.br/o-instituto/como-ajudar
- Atitude na Cabeça (Curitiba/PR): https://www.facebook.com/atitudeofc/
- Cabelaço (Porto Alegre/RS): https://www.facebook.com/cabelacors/
*Fontes matéria: Dr. José Roberto Filassi, professor livre docente em Ginecologia (USP), chefe do Departamento de Mastologia da FMUSP, coordenador de mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2019/outubro-rosa-2019

2 comentários
Everything is very open with a very clear clarification of the issues.
It was definitely informative. Your website is useful. Thank you
for sharing!
Hello there! Quick question that’s completely off
topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
My site looks weird when viewing from my iphone4.
I’m trying to find a theme or plugin that might be able to fix this issue.
If you have any suggestions, please share.
Appreciate it!