Administração Corporativa.

Objetivo:
Prover direção, gestão e controle dos processos e negócios, envolvendo o relacionamento com todas as partes interessadas.

Desenvolver estratégias e monitorar as relações com os Clientes, Colaboradores, Corretores, Assessores e fornecedores, criando assim condições para a melhoria e sustentabilidade não apenas nos processos internos da Companhia, mas na interação com a sociedade na totalidade.

Nossa Governança Corporativa está apoiada nas seguintes áreas independentes:

  • Jurídico
  • Controles Internos e Riscos
  • Compliance

Quer saber sobre as nossas políticas e práticas? Leia abaixo:

Divide-se em Jurídico Operacional e Jurídico Corporativo.
O Jurídico Operacional é responsável por todas as demandas relacionadas às operações de seguros, como ações judiciais cíveis contra a Companhia, ressarcimento de ramos diversos, cobrança de prêmio, pareceres técnicos, respostas à Susep e análise de contratos; pagamentos de acordos, condenações, honorários.
O Jurídico Operacional atua com oito advogados regionalizados que fazem tudo o que um escritório terceirizado faria (defesas, recursos, acordos, etc.).
O Jurídico Corporativo é responsável por todas as demandas relacionadas à empresa enquanto corporação. São elas: questões trabalhistas, societárias, tributárias, contratuais, criminais e de privacidade.

Na busca pelo fortalecimento das boas práticas de gerenciamento de riscos, a Tokio Marine possui em sua estrutura o departamento de Controles Internos e Riscos, com a missão de manter o ambiente de riscos saudável e controlado através de atividades coordenadas, que contribuem para a compreensão dos tipos de risco, suas características e interdependências, além do potencial impacto sobre o negócio, colaborando para que os objetivos da Companhia sejam alcançados.
Isso é realizado por atividades contínuas, entre elas:

  • Gestão dos riscos (incluindo o de fraudes) e dos controles internos estabelecidos para as atividades, processos e sistemas de informações da Companhia.
  • Gerenciamento das perdas operacionais, através de processos de monitoramento, tratamento e reporte de ocorrências.
  • Monitoramento dos planos de ação estabelecidos, observando alinhamento ao direcionamento estratégico e operacional da Companhia.
  • Gestão do Plano de Continuidade de Negócios, visando garantir, em caso de adversidades, o pleno funcionamento da Companhia e a qualidade dos serviços prestados.
  • Treinamentos e comunicações, reforçando a cultura de riscos na organização.
  • Consultoria aos departamentos de primeira linha, auxiliando em relação à identificação e avaliação dos respectivos riscos e controles.

A missão do departamento de Compliance da Tokio Marine é zelar pela imagem e reputação da Companhia, agindo com pró-atividade para evitar que a Companhia seja usada para operações irregulares de qualquer natureza e assegurando que seus Colaboradores atuem de forma adequada e de acordo com as leis e regulamentos internos e externos. Ainda, o departamento de Compliance auxilia a Companhia a atingir os seus objetivos de forma transparente e sustentável, através da disseminação da cultura de Compliance e dos valores corporativos.
Para isso ser alcançado o departamento de Compliance atua fortemente na:

  • Disseminação do Código de Conduta, garantindo que todas as funções sejam desempenhadas de maneira ética e baseadas na boa-fé.
  • Fortalecimento do ambiente de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo, assegurando observância às políticas e controles necessários.
  • Estabelecimento de política anticorrupção, combatendo a prática por meio do estabelecimento de um programa específico e completo.
  • Aderência aos requerimentos legais e regulatórios, garantindo, em conjunto com os demais departamentos, a existência de um ambiente de conformidade.
  • Desenvolvimento de uma cultura interna sólida, baseada em treinamentos e comunicações contínuos.
  • Consultoria aos departamentos de primeira linha, auxiliando em relação à identificação e avaliação dos respectivos riscos.
Para que serve?

Parceiros como Corretores de Seguros, Assessorias, oficinas, entre outros devem basear as suas ações pelos princípios e valores do Código de Conduta e Ética nas relações comerciais com a Tokio Marine.