Seguro Viagem Home › Sinistros › Seguro Viagem Sinistro Seguro Viagem Assistência 24 horas Assistência durante a viagem WhatsApp: 55 11 97079-6000 Atendimento no Brasil: 55 11 4334-9132 Atendimento no Exterior: 0800 771 2165 Serviço de atendimento ao cliente: Atendimento no Brasil: 0800 771 2166 Atendimento no Exterior: 55 11 4334-9133 Reembolso de despesas ou pedido de indenização Orientações Gerais Para situações em que não foi prestado o atendimento através da assistência e, desde que esteja estabelecida a opção de reembolso no regulamento da cobertura, você poderá solicitar a indenização através do aviso de sinistro. O critério de funcionamento de cada garantia e a lista completa dos documentos necessários para aviso de sinistro constam nas Condições Gerais do Seguro. Importante: A análise somente será iniciada após o recebimento de todos os documentos básicos e específicos conforme a cobertura. Consulte a lista de documentos por cobertura. No caso de Morte Acidental ou Invalidez por Acidente utilize a aba específica para o aviso de sinistro. O aviso de sinistro e/ou envio dos documentos, por si só, não caracteriza a cobertura securitária. Documentos adicionais poderão ser solicitados para conclusão da análise, podendo não haver caracterização da cobertura securitária, nos termos das Condições Gerais do Seguro. Como enviar documentos: Após o aviso de sinistro, reúna todos os documentos e envie para o e-mail para reembolsovida@assistencia24h.com.br Para facilitar a localização do cadastro, identifique na referência do e-mail o nome do segurado, número da apólice e do aviso de sinistro. Passo 1 - Aviso de Sinistro Aviso de Sinistro Passo 2 – Documentos Necessários ATRASO DE BAGAGEM a) Comunicar o ocorrido imediatamente à companhia transportadora via declaração da transportadora; b) Apresentar as cópias dos comprovantes acima e os seguintes documentos: I. Cópia RG e CPF do Segurado; II. Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); III. Cópia do ticket de bagagem; IV. Original do bilhete aéreo do trecho relacionado; V. Notas fiscais originais dos gastos considerados essenciais; VI. Formulário original P.I.R. (Property Irregularity Report), quando tratar-se de voo e para os meios de transportes terrestres e marítimos, apresentar declaração original da transportadora para atestar atraso VII. Formulário de reembolso (anexo 1); VIII. Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; IX. Comprovante da companhia área da entrega da bagagem; X. Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. CANCELAMENTO DE VIAGEM a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia da certidão de casamento; c) Cópia da declaração de união estável (em caso de sinistro com o (a) convivente); d) Cópia da certidão dos filhos ou enteados; e) Cópia da certidão de óbito (quando aplicável); f) Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); g) Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO) ou documento equivalente no local do acontecimento (se houver); h) Carta do Segurado assinada e datada, informando o motivo do cancelamento ou interrupção de viagem; i) Original do bilhete de embarque do trecho cancelado ou, interrompido da viagem; j) Original do bilhete do novo trecho de reembarque referente ao trecho cancelado ou interrompido de viagem; k) Original do mandado ou ordem judicial (no caso de convocação judicial); l) Original do comprovante do valor da multa retida no caso de cancelamento; m) Relatórios médicos e exames originais que comprovam a causa do evento; n) Formulário de reembolso (anexo 1); o) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. DESPESAS COM FISIOTERAPIA EM VIAGEM a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água o Luz); c) Comprovantes originais de pagamento das despesas; c) Notas fiscais/Recibo Original de Pagamento do serviço. Caso o serviço tenha sido prestado por pessoa física (não a serviço de uma empresa), devem constar nome, CPF, Endereço e Telefone do prestador e do solicitante. d) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); e) Relatórios médicos e exames originais atestando a ocorrência do evento coberto; f) Formulário de reembolso (anexo 1); g) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; h) Autorização de informações médicas (anexo 2); i) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado; j) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. DESPESAS FARMACÊUTICAS a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água ou luz); c) Cópia do receituário médico e/ou odontológico; d) Nota fiscal original de compra do medicamento prescrito em decorrência do atendimento do evento coberto; e) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); f) Autorização de informações médicas (anexo 2); g) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; h) Relatórios médicos que comprovem a necessidade da prescrição dos medicamentos; i) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado; j) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. k) Autorização de informações médicas (anexo 1); Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. DMH – DESPESAS MÉDICAS E HOSPITALARES a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); c) Notas fiscais/Recibo Original de Pagamento do serviço. Caso o serviço tenha sido prestado por pessoa física (não a serviço de uma empresa), devem constar nome, CPF, Endereço e Telefone do prestador e do solicitante. d) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); e) Declaração médica original com diagnóstico comprobatório de atendimento de emergência ou urgência inclusive no caso de crise ocasionada por doença preexistente ou crônica; f) Relatórios médicos e exames originais que comprovam a causa do evento; g) Formulário de reembolso (anexo 1); h) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; i) Autorização de informações médicas (anexo 2); j) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado; k) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. DMO – DESPESAS ODONTOLÓGICAS a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); c) Notas fiscais/Recibo Original de Pagamento do serviço. Caso o serviço tenha sido prestado por pessoa física (não a serviço de uma empresa), devem constar nome, CPF, Endereço e Telefone do prestador e do solicitante. d) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); e) Declaração médica odontológica original com diagnóstico comprobatório de atendimento de emergência ou urgência (no caso de crise ocasionada por doença preexistente ou crônica); f) Relatórios médicos odontológicos e exames originais que comprovam a causa do evento; g) Formulário de reembolso (anexo 1); h) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; i) Autorização de informações médicas (anexo 2); j) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado; k) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. EXTRAVIO DE BAGAGEM a) Comunicar o ocorrido imediatamente à companhia transportadora via declaração da transportadora; b) Aguardar o comprovante da indenização da companhia aérea; c) Apresentar as cópias dos comprovantes acima e os seguintes documentos: I. Cópia RG e CPF do Segurado; II. Cópia do comprovante de residência; (Água ou luz) III. Cópia do ticket de bagagem; IV. Cópia do comprovante de indenização da transportadora; V. Original do bilhete aéreo do trecho extraviado; VI. Declaração original da relação do conteúdo da bagagem sinistrada, assinada pelo Segurado, Beneficiário ou Representante; VII. Notas fiscais originais dos bens, com seus respectivos valores constantes na bagagem quando do extravio; VIII. Formulário original P.I.R. (Property Irregularity Report), quando tratar-se de voo e para os meios de transportes terrestres e marítimos, apresentar declaração original da transportadora para atestar a perda definitiva; IX. Formulário de reembolso (anexo 1); X. Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; XI. Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. GARANTIA DE VIAGEM DE REGRESSO a) Cópia do RG e CPF do passageiro; b) Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); c) Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO) (se houver); d) Original do bilhete do novo trecho antecipado de reembarque; e) Original do bilhete do trecho inicial de viagem; f) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); g) Relatórios médicos e exames originais que comprovam a causa do evento; h) Atestado do médico local com motivo e data em que o segurado poderá regressar; i) Formulário de reembolso (anexo 1); j) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; k) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. l) Autorização de informações médicas (anexo 2); Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. HOSPEDAGEM APÓS ALTA HOSPITALAR a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água ou luz); c) Notas Fiscais originais das despesas de hospedagem; d) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); e) Relatórios médicos e exames originais indicativos do quadro clínico apresentado pelo Segurado bem como os motivos que impediram o retorno ao Brasil; f) Formulário de reembolso (anexo 1); g) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; h) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino i) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado. j) Autorização de informações médicas (anexo 2); Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. HOSPEDAGEM DE ACOMPANHANTE a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água ou luz); c) Notas Fiscais originais das despesas de hospedagem; d) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); e) Formulário de reembolso (anexo 1); f) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; g) Relatórios médicos e exames originais indicativos do quadro clínico apresentado pelo Segurado e comprovação da internação; h) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino (Segurado e Acompanhante); i) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado (Segurado e Acompanhante). j) Autorização de informações médicas (anexo 2); Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. INTERRUPÇÃO DE VIAGEM a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia da certidão de casamento; c) Cópia da declaração de união estável (em caso de sinistro com o (a) convivente); d) Cópia da certidão dos filhos ou enteados (se houver); e) Cópia da certidão de óbito (quando aplicável); f) Cópia do comprovante de residência (Água e luz); g) Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO) ou documento equivalente no local do acontecimento (se houver); h) Carta do Segurado assinada e datada, informando o motivo do cancelamento ou interrupção de viagem; i) Original do bilhete de embarque do trecho cancelado ou, interrompido da viagem; j) Original do bilhete do novo trecho de reembarque referente ao trecho cancelado ou interrompido de viagem; k) Original do mandado ou ordem judicial (no caso de convocação judicial); l) Original do comprovante do valor da multa retida no caso de cancelamento; m) Relatórios médicos e exames originais que comprovam a causa do evento; n) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); o) Formulário de reembolso (anexo 1); p) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; q) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino; r) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado a ida. s) Autorização de informações médicas (anexo 2); Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. IPA – INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE a) Cópia da Certidão de Nascimento e/ou RG e CPF do Segurado; b) Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO); c) Cópia do comprovante de residência; d) Cópia do Laudo de Dosagem Alcoólica e Toxicológica, em caso de acidente com veículo dirigido pelo Segurado; e) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação, em caso de acidente com veículo dirigido pelo Segurado; f) Relatórios médicos originais devidamente preenchidos, detalhando a natureza da lesão, o grau definitivo de invalidez e se o Segurado se encontrava em tratamento quando da entrega do Aviso de Sinistro, anexando resultados de exames e radiografias realizados pelo Segurado; g) Termo de autorização para crédito em conta corrente original. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. MORTE ACIDENTAL EM VIAGEM a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia da certidão de óbito; c) Cópia do comprovante de residência; d) Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO); e) Cópia do Laudo de Exame Cadavérico (IML); f) Cópia do Laudo de Dosagem Alcoólica e Toxicológica, no caso de realização deste exame sem que seu resultado conste do Laudo de Exame Cadavérico (IML); g) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação, em caso de acidente com veículo dirigido pelo Segurado; h) Documentação dos Beneficiários: I. Cônjuge: Cópia da certidão de casamento atualizada, RG e CPF;. II. Companheira (o): Cópia da comprovação de que o Beneficiário vivia com o Segurado em situação de união estável, RG e CPF; III. Filhos: Cópia da certidão de nascimento e/ou RG e CPF; IV. Pais: Cópia da certidão de casamento atualizada, RG e CPF; V. Irmãos: Cópia da certidão de nascimento e/ou RG e CPF; VI. Cópia do comprovante de residência de todos os Beneficiários; 28 VII. Termo de autorização para crédito em conta corrente original de todos os Beneficiários. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. REGRESSO ANTECIPADO DO SEGURADO a) Cópia do RG e CPF do passageiro; b) Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); c) Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO) (se houver); d) Cópia da certidão de óbito (quando aplicável); e) Original do bilhete do novo trecho antecipado de reembarque; f) Original do bilhete do trecho inicial de viagem; g) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); h) Relatórios médicos e exames originais que comprovam a causa do evento; i) Formulário de reembolso (anexo 1); j) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; k) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino; l) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado a ida. m) Autorização de informações médicas (anexo 2); Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. REGRESSO SANITÁRIO a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água ou luz); c) Original do bilhete do novo trecho antecipado de reembarque; d) Original do bilhete do trecho inicial de viagem; e) Relatórios médicos e exames originais indicativos do quadro clínico apresentado pelo Segurado bem como a recomendação para retorno ao Brasil; f) Notas fiscais de despesa do transporte de Regresso; g) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); h) Formulário de reembolso (anexo 1); i) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; j) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino. k) Autorização de informações médicas (anexo 2); Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. RETORNO DE ACOMPANHANTES a) Cópia do RG e CPF do passageiro; b) Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); c) Cópia da certidão de óbito (quando aplicável); d) Original do bilhete do novo trecho antecipado de reembarque; e) Original do bilhete do trecho inicial de viagem; f) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); g) Formulário de reembolso (anexo 1); h) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; i) Cópia do boletim de ocorrência policial (BO), quando aplicável. j) Relatórios médicos e exames originais indicativos do quadro clínico apresentado pelo Segurado; k) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino (Segurado e Acompanhantes); l) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado a ida (Segurado e Acompanhante). Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. RETORNO DE MENORES a) Cópia do RG e CPF do passageiro; b) Cópia do comprovante de residência (Água ou luz); c) Cópia da certidão de óbito (quando aplicável); d) Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (BO) (se houver); e) Original do bilhete do novo trecho antecipado de reembarque; f) Original do bilhete do trecho inicial de viagem; g) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); h) Relatórios médicos e exames originais que comprovam a causa do evento; i) Formulário de reembolso (anexo 1); j) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; k) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino; l) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado a ida. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. TRASLADO DE CORPO a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia da certidão de óbito do Segurado; c) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água ou luz); d) Notas fiscais do translado para o Brasil, incluindo as despesas de transporte até o local de sepultamento; e) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência) f) Formulário de reembolso (anexo 1); g) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; h) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino i) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado a ida. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. TRASLADO MÉDICO a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água ou luz); c) Notas fiscais da remoção médica; d) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); e) Relatórios médicos e exames originais; f) Formulário de reembolso (anexo 1); g) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; h) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino; i) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado a ida. Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. VISITA AO SEGURADO HOSPITALIZADO a) Cópia RG e CPF do Segurado; b) Cópia do comprovante de residência do Segurado (Água ou luz); c) Solicitação do médico com a necessidade de acompanhante para o segurado hospitalizado; d) Original do bilhete aéreo adquirido para o acompanhante; e) Comprovante bancário de pagamento do objeto da solicitação de reembolso (fatura de cartão de crédito, comprovante de transferência); f) Formulário de reembolso (anexo 1); g) Comprovante bancário em que conste o banco, agência, conta em titularidade do segurado. Em caso de menor de idade, enviar documentos do responsável legal e certidão de nascimento do menor; h) Relatórios médicos e exames originais indicativos do quadro clínico apresentado pelo Segurado e comprovação da internação; i) Cópia da página inicial do passaporte e da página com o carimbo de entrada no país de destino (Segurado e acompanhante); j) Original do bilhete aéreo do trecho relacionado a ida (Segurado). Importante: Documentações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário, conforme disposto nas Condições Gerais do Seguro. Passo 3 – Envio de documentos Reúna todos os documentos e envie para o e-mail para reembolsovida@assistencia24h.com.br Informe na referência do e-mail o nome do segurado, número da apólice e do aviso de sinistro. No caso de Morte Acidental ou Invalidez por Acidente consulte o tutorial constante na Aba da respectiva cobertura. Serviço de atendimento ao cliente: Atendimento no Brasil: 0800 771 2166 Atendimento no Exterior: 55 11 4334-9133 Morte Acidental Passo 1 - Aviso de Sinistro Sugestão: Todo sinistro deve ser registrado impreterivelmente através da web ou da nossa Central de Atendimento – 0800 31 TOKIO (86546), antes do envio dos documentos relativos a cobertura pleiteada. Aviso de Sinistro Caso não seja feito conforme orientação, não será dado início a regulação do processo e os documentos, caso encaminhados, serão devolvidos ao remetente. Clique aqui para baixar o tutorial auto explicativo. Passo 2 – Documentos necessários 1. DOCUMENTOS BASICOS Documentos Originais Do Segurado Formulário de Aviso de Sinistro devidamente preenchido e assinado pelo beneficiário ou reclamante. Obs.: antes de imprimir o formulário, ajuste o tamanho do papel para A4. Do Beneficiário Escritura Pública de Convívio Marital informando o período de Convivência, caso o beneficiário seja cônjuge do sinistrado; Declaração Pública de Únicos Herdeiros, na falta de indicação de beneficiário ou se por qualquer motivo não prevalecer o beneficiário indicado, para que a liquidação seja feita de acordo com a legislação em vigor; Termo de cessão de direitos, se aplicável (clique aqui) Termo de autorização para crédito em conta – menor de idade/incapaz (clique aqui) Cópias Autenticadas Do Segurado Certidão de Óbito; Boletim de Ocorrência Policial ou Certidão da Ocorrência Policial; Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento atualizada com averbação do Óbito; Laudo de Exame Cadavérico (IML); Laudo de teor alcoólico e toxicológico, caso não conste do Laudo de Exame Cadavérico (IML); Laudo Pericial do local do acidente, se houver; Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, quando o fato ocorrer dentro da empresa ou a trabalho da mesma; Termo de reconhecimento do cadáver – nos casos em que houver a necessidade de reconhecimento da vítima; Cartão Proposta e/ou Declaração de Beneficiário (se houver). Na falta de indicação de beneficiário ou se por qualquer motivo não prevalecer o beneficiário indicado, será necessário uma “Declaração Pública de Únicos Herdeiros” (original), para que a liquidação seja feita de acordo com a legislação em vigor. Cópias Simples Do Segurado Comprovante do vínculo com o estipulante; Documento que comprove o pagamento do prêmio referente ao período de cobertura em que ocorreu o evento; Cédula de Identidade, CPF e comprovante de residência no mês do evento. Caso não haja comprovante, encaminhar declaração de residência (clique aqui) Carteira Nacional de Habilitação em caso de acidente com o veículo caso o segurado tenha sido o condutor; Do Beneficiário Cédula de Identidade, CPF e comprovante de residência no mês do evento. Caso não haja comprovante, encaminhar declaração de residência (clique aqui) Dados bancários (caso não tenha sido informado no formulário Aviso de Sinistro); OBSERVAÇÕES: Para capitais segurados até R$100.000,00 (cem mil reais), utilizar modelo de declaração de únicos herdeiros (clique aqui) e convivência marital (clique aqui) disponibilizado pela Companhia. A “Declaração Pública de Únicos Herdeiros”, mencionada deve seguir os parâmetros definidos conforme orientação constante no “Anexo a declaração de únicos herdeiros”. (clique aqui) A Seguradora poderá exigir outros documentos para fins de caracterização desta cobertura, bem como solicitar auditoria no estabelecimento hospitalar a fim de elucidar os fatos, desde que haja dúvida fundada e justificável. IMPORTANTE: O envio dos documentos acima indicados, por si só, não caracteriza a cobertura securitária, e serão utilizados apenas para a análise do sinistro pela Seguradora, podendo o processo ser recusado caso não reste caracterizada a cobertura, ou trate de umas das exclusões prevista nas condições gerais. Passo 3 - Como Enviar os Documentos Reúna todos os documentos, seguindo a particularidade previamente solicitada (original, com firma reconhecida, autenticada, cópia simples ,etc.) conforme disposto no contrato de seguro; – Digitalize todos os documentos (os documentos originais, com firma reconhecida e cópias autenticadas devem ser digitalizados na forma “colorida” em PDF); – Nomeie os documentos apropriadamente, em seu computador; – Acesse o Site da Tokio Marine e clique nas opções Auto atendimento/Sinistro/Envio de Documentos de Sinistro/Tipo de Aviso “Vida”, Clique aqui para acessar a página. Após mudar a opção para Vida e preencher os campos das 2 chaves de busca ( Número do Aviso e CPF do Sinistrado). Selecione o sinistro desejado disposto na parte inferior, após acessar o sinistro, selecione a opção “enviar documento”, na parte inferior da página. Na página seguinte, ao clicar no campo da palavra “Selecione” abrirá uma lista de documentos, selecione através dessa relação, o documento que deseja enviar, em seguida posicione o cursor no campo abaixo do texto “Escolha o arquivo pelo botão ou arraste para dentro da tela”. Abrirá uma tela de busca em seu computador, selecione em seu computador o documento que correspondente ao documento que foi escolhido no site e clique em enviar, – Documentos que não tenham nome apropriado/semelhante aos existentes, podem ser enviados através da opção “outros” – Somente quando não for possível enviar eletronicamente, encaminhar via caixa postal; Reúna todos os documentos, identifique cada documento com o número do aviso fornecido no momento da abertura, coloque em um envelope, em seguida, preencha o formulário “Porte Pago” Clique Aqui para acessar formulário “3º Passo”, cole no envelope e entregue em uma agência do Correio. (Atenção: essa opção não é válida para agências franqueadas). Importante: leia atentamente as instruções de postagem contidas no formulário. Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente/Invalidez Permanente Total por Acidente Passo 1 - Aviso de Sinistro Sugestão: Todo sinistro deve ser registrado impreterivelmente através da web ou da nossa Central de Atendimento – 0800 31 TOKIO (86546), antes do envio dos documentos relativos a cobertura pleiteada. Aviso de Sinistro Caso não seja feito conforme orientação, não será dado início a regulação do processo e os documentos, caso encaminhados, serão devolvidos ao remetente. Clique aqui para baixar o tutorial auto explicativo. Passo 2 – Documentos necessários 1. DOCUMENTOS BASICOS Documentos Originais Formulário de Aviso de Sinistro devidamente preenchido e assinado pelo beneficiário ou reclamante. Formulário de Relatório Médico devidamente preenchido, carimbado e assinado pelo médico assistente, com firma reconhecida, detalhando a natureza da lesão e o grau definitivo de invalidez, com data de diagnostico, exames e tratamentos realizados, bem como, a data da caracterização da invalidez. É valida a apresentação de relatório médico diverso desde que as informações contidas satisfaçam os questionamentos abordados no documento da seguradora. Obs.: antes de imprimir o formulário, ajuste o tamanho do papel para A4. Cópias Autenticadas Boletim de Ocorrência Policial ou Certidão da Ocorrência Policial; Laudo de Exame de Corpo Delito (IML). Laudo de teor alcoólico e toxicológico, caso não conste do Laudo de Exame de Corpo Delito (IML); Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, quando o fato ocorrer dentro da empresa ou a trabalho da mesma; Cópias Simples Comprovante do vínculo com o estipulante; Documento que comprove o pagamento do prêmio referente ao período de cobertura em que ocorreu o evento; Cédula de Identidade, CPF e comprovante de residência no mês do evento. Caso não haja comprovante, encaminhar declaração de residência (clique aqui) Exame(s) realizado(s) pelo segurado que comprove o diagnóstico; Carteira Nacional de Habilitação em caso de acidente com o veículo caso o segurado tenha sido o condutor; Dados bancários: banco, agência e conta corrente (caso não tenha sido informado no formulário “Aviso de Sinistro”); IMPORTANTE: O envio dos documentos acima indicados, por si só, não caracteriza a cobertura securitária, e serão utilizados apenas para a análise do sinistro pela Seguradora, podendo o processo ser recusado caso não reste caracterizada a cobertura, ou trate de umas das exclusões prevista nas condições gerais. Passo 3 - Como Enviar os Documentos Reúna todos os documentos, seguindo a particularidade previamente solicitada (original, com firma reconhecida, autenticada, cópia simples ,etc.) conforme disposto no contrato de seguro; – Digitalize todos os documentos (os documentos originais, com firma reconhecida e cópias autenticadas devem ser digitalizados na forma “colorida” em PDF); – Nomeie os documentos apropriadamente, em seu computador; – Acesse o Site da Tokio Marine e clique nas opções Auto atendimento/Sinistro/Envio de Documentos de Sinistro/Tipo de Aviso “Vida”, Clique aqui para acessar a página. Após mudar a opção para Vida e preencher os campos das 2 chaves de busca ( Número do Aviso e CPF do Sinistrado). Selecione o sinistro desejado disposto na parte inferior, após acessar o sinistro, selecione a opção “enviar documento”, na parte inferior da página. Na página seguinte, ao clicar no campo da palavra “Selecione” abrirá uma lista de documentos, selecione através dessa relação, o documento que deseja enviar, em seguida posicione o cursor no campo abaixo do texto “Escolha o arquivo pelo botão ou arraste para dentro da tela”. Abrirá uma tela de busca em seu computador, selecione em seu computador o documento que correspondente ao documento que foi escolhido no site e clique em enviar, – Documentos que não tenham nome apropriado/semelhante aos existentes, podem ser enviados através da opção “outros” – Somente quando não for possível enviar eletronicamente, encaminhar via caixa postal; Reúna todos os documentos, identifique cada documento com o número do aviso fornecido no momento da abertura, coloque em um envelope, em seguida, preencha o formulário “Porte Pago” Clique Aqui para acessar formulário “3º Passo”, cole no envelope e entregue em uma agência do Correio. (Atenção: essa opção não é válida para agências franqueadas). Importante: leia atentamente as instruções de postagem contidas no formulário.